15 de marzo de 2017

Adaptatividade geocultural em ambientes virtuais de aprendizagem

Adaptatividade geocultural em ambientes virtuais de aprendizagem


José Palazzo M. De Oliveira, José Valdeni de Lima, Leandro Krug Wives, Ana Marilza Pernas, Isabela Gasparini, Alejandro Fernández, Alicia Díaz

Resumen


O acesso a conteúdos digitais é uma das mais importantes formas de apoio à aprendizagem atualmente. Apesar de existirem múltiplos sistemas com este objetivo, pouca atenção é dada à adaptação destes conteúdos às características culturais relacionadas à localização geográfica dos aprendizes. A interação permitida pelos ambientes virtuais de aprendizagem, quando expandida para grandes grupos de participantes de diferentes nacionalidades, esbarra em dificuldades de implementação decorrentes de características geoculturais. O foco deste artigo é contribuir para o desenvolvimento massivo da inclusão digital e das habilidades de aprendizagem das pessoas através da construção de um sistema digital sensível às características geoculturais dos aprendizes. O trabalho trata da análise dessas características para permitir a ampliação dos ambientes virtuais de aprendizagem para grandes grupos de estudantes. Essa preocupação com as características específicas de alunos de diferentes regiões é um dos maiores empecilhos para a implementação de cursos online abertos e massivos.


Palabras clave

Ambientes virtuais de aprendizagem; trajetórias de aprendizagem; geocultural; adaptabilidade.



Referencias


Bouzeghoub, A.; Do, K. N.; Lecocq, C. (2007). A Situation-Based Delivery of Learning Resources in Pervasive Learning. In Lecture Notes in Computer Science, Springer-Verlag, Berlin, Heidelberg.


Brusilovsky, P. (1996). Methods and techniques of adaptive hypermedia. User Modeling and User Adapted Interaction, 6 (2-3), (87-129). Special Issue on Adaptive Hypertext and Hypermedia.


Chen, S. (2002). A cognitive model for non- -linear learning in hypermedia programs. British Journal of Educational Tecnhology, 33 (2), (449-460), Blackwell Publishers Ltd.


De Bra, P. (1999). Design Issues in Adaptive Web-Site Development. Workshop on Adaptive Systems and User Modeling on the WWW, Canada. Proceedings.


Gasparini, I.; Pimenta, M. S.; Palazzo M. de Oliveira, J.; Kemczinski, A. (2010). Usability in an Adaptive e-learning environment: Lessons from AdaptWeb. IEEE Learning Technology Newsletter, 2, (13-16).


IEEE, L.T.S.C. (2002). IEEE Standard for learning object medadata. [en linea] Disponível em: http://ltsc.ieee.org/ wg12/index.html [consulta 2013, 27 de octubre] ISO 9241-11 (1998). Ergonomics requirements for office with visual display terminals (VDTs).


Koch, N. P. (2001). Software Engineering for Adaptive Hypermedia Systems – Reference Model, Modeling Tecnhiques and Development Process. Ph.D. Thesis. Ludwig-Maximilians-Universität München.


Limongelli, C.; Sciarrone, F.; Vaste, G. (2011). Personalized e-learning in Moodle: the Moodle_LS System. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 7 (1), English Edition, (49-58).


Maybury, M.; Brusilovsky, P. (2002). From Adaptive Hypermedia to the Adaptive Web. Communications of the ACM, New York, 45 (5), (31-33).


Mayer, R. (2009). Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press. 2 ed.


McCarthy, J. (2002). Actions and Other Events in Situation Calculus. Proceedings of the 8th International Conference on Principles of Knowledge Representa- tion and Reasoning, Morgan Kaufmann Publishers, (615-628). Moodle (s/f). Moodle System. [en línea] Disponível em: http://moodle.org/about [consulta 2013, 27 de octubre]


Santos, N. S. R. S.; Gasparini, I.; Pernas, A. M.; Palazzo M. de Oliveira, J.; Lima, José Valdeni de; Pimenta, M. S.; Wives, L. K.; Nicolao, M.; Fernandez, A.; Barros, R. M. (2011). Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle. Cadernos de Informática (UFRGS), 6, (109-116).



DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.17.1.11575